blog-post-selva-urbana

Selva urbana: 5 dicas para cultivar plantas em casa

Mora em um apartamento sem varanda ou em uma casa que não tem jardim, mas quer criar um cantinho verde? Então, conheça a selva urbana e crie sua floresta particular!

Se você tem acesso à internet e perfil em alguma rede social, sem dúvida notou uma onda verde dominando o seu feed. Nos últimos meses, o conceito de selva urbana caiu no gosto popular. E não é pra menos. Afinal, cultivar plantas dentro de casa traz inúmeros benefícios: deixa o seu lar mais bonito, melhora a qualidade do ar e pode até servir como terapia, para reduzir o estresse e a ansiedade.

Ainda não se convenceu? E se te dissermos que é possível praticar jardinagem mesmo que você não tenha muita experiência, muito menos espaço de sobra? Confira, em seguida, tudo sobre a selva urbana e as dicas da Cinexpan para montar uma verdadeira floresta em ambientes internos!

O que é selva urbana?

Também chamada de urban jungle, essa tendência de decoração consiste em cultivar plantas em vasos dentro de sua casa ou de seu apartamento. Apesar de ter ganhado popularidade recentemente, o conceito já é antigo.

A selva urbana surgiu junto com o movimento hippie, logo que as mudanças climáticas e os efeitos da poluição começaram a ser sentidos nas cidades. Com o intuito de promover uma conexão com a natureza, a resposta foi decorar com vegetação.

Como montar uma selva urbana?

Se você quer aproveitar todas as vantagens que as plantas podem oferecer, mas não tem o dedo verde, não se preocupe. Em seguida, você aprende a criar a sua minifloresta em apenas 5 passos simples!

1. Escolha os seus vasos

Antes de mais nada, é necessário decidir que tipo de recipiente irá conter a sua selva urbana. Na maioria das vezes, ao comprar uma planta nova, ela virá em um pote de plástico. Mas é possível transferi-la para um vaso de cerâmica ou de concreto, por exemplo. O importante é escolher a opção que tem mais a ver com o estilo do cômodo.

Outra opção é manter as plantas nos vasos em que elas vieram, mas colocá-las dentro de um cachepô que combine com a decoração.

Por fim, utilizar pratinhos embaixo dos vasos também é uma boa ideia. Desse modo, a água das regas não vaza e você não corre o risco de estragar móveis e pisos. Só tome o cuidado de esvaziá-los e lavá-los com frequência, a fim de evitar um criadouro do mosquito da dengue.

2. Use plantas de meia-sombra

Em resumo, existem quatro tipos de plantas: as que precisam de sol pleno durante 6 ou mais horas para terem um bom desenvolvimento; as de sol parcial, que exigem entre 4 e 6 horas de incidência solar direta; as de meia-sombra, que necessitam de 2 a 4 horas de sol e as de sombra, que vão bem com menos de 2 horas de luz solar ao dia.

Para uma selva urbana, os tipos mais recomendados são as de meia-sombra. Antúrio, cheflera, ciclanto, costela-de-adão, cróton, espada-de-são-jorge, figueira-lira, iuca, lírio-da-paz, maranta, orquídea, peperômia, samambaia e zamioculca são algumas das espécies mais procuradas.

3. Prepare o solo

Uma vez que a planta terá uma quantidade reduzida de terra, é necessário garantir um substrato altamente nutritivo. Por isso, aposte na argila expandida. O agregado leve permite boa drenagem e evita o acúmulo de água que pode vir a deteriorar as raízes. O material também ajuda a manter a terra úmida de maneira uniforme, garantindo a irrigação da planta.

4. Faça uma composição

O segredo de uma boa selva urbana é mesclar plantas de diferentes cores, texturas e tamanhos. Dessa maneira, você cria contrastes e deixa a decoração mais interessante.

Além disso, você pode usar um móvel, como um aparador ou uma estante, de apoio para os vasinhos. Como resultado, você terá mais camadas na sua composição. Se acaso decidir deixar os vasos no chão, prefira os modelos com suportes ou pés do tipo palito. Assim, não é necessário levantá-los para limpar e a faxina fica mais fácil.

5. Regue e adube de forma adequada

É claro que você precisa conhecer a periodicidade em que cada espécie precisa de água e de adubo. E a maioria das espécies de meia-sombra devem ser regadas duas vezes na semana e receber adubo orgânico a cada seis meses.

Porém, acima de tudo, é preciso entender a sua selva urbana. Um teste fácil para fazer no dia a dia é colocar o dedo na terra. Se sentir que está seca, você sabe que está na hora de regar! Observe também se as plantas estão murchas e com folhas secas ou se novos brotos estão  germinando. Assim, você pode ajustar os cuidados adequadamente.

Use Cinexpan na sua selva urbana!

Usar argila expandida na jardinagem garante que a terra fique úmida, por inteiro. E o agregado ainda colabora com a oxigenação das raízes. E, por ser leve, alivia o peso do vaso e não compacta o substrato. Quer garantir que suas plantas fiquem viçosas e saudáveis? Fale conosco para solicitar um orçamento!